domingo, 9 de novembro de 2008

Hospitais que demoram a dar alta aos doentes

Acabei de saber que há hospitais publicos que mantem os doentes, mesmo curados, internados, de modo a receberem mais dinheiro do Estado.

Diz a Associação de Gestores Hospitalares que isso acontece pois há hospitais que conseguem tratar os doentes em menos dias que o mínimo imposto pela tabela, mas que, no entanto, caso o internamento não dure aquele nº mínimo de dias, são penalizados, pois recebem bem menos que os outros.

Em tese, concordo com esta Associação. Mas só em tese, pois, se fosse como eles querem, haveria muitos mais hospitais a dar alta a doentes que ainda estariam a recuperar da operação.

O que eles querem é que os doentes passem o menor tempo possível internados, de modo a poderem operar mais pessoas, de modo a que as receitas (volume de negócios) do hospital sejam maiores, e que eles mesmos recebam mais em salários e prémios.

O objectivo do ministério também é o de haver mais operações (como têm dito aos sete ventos), mas, ao menos, parecem ter mais senso comum que os administradores hospitalares, pois parece que não querem que os clientes sejam libertados logo após a operação.

Sem comentários: