segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Portugueses a processar o Estado Português por atitudes da Google?

Aqui está uma polémica sem pés nem cabeça ...

Para quem não saiba, o Street View é um serviço da Google (acessível através do Google Maps) que anda com um carro que tem montado no tejadilho uma torre circular que nada mais é que uma objectiva fotográfica que pode rodar a 360º graus.

As imagens são tratadas através duma tecnologia que distorce as caras das pessoas e as matrículas dos automóveis, de molde a não serem identificados.

Pode-se argumentar que os fotografados não sabem o que aconteceu aos originais. Se for assim, mais vale nem por o pé na rua, pois, hoje em dia, qualquer pessoa anda com uma objectiva fotográfica consigo, quanto mais não seja no telemóvel. Ou seja, as pessoas, mal põem o pé na rua, estão sujeitas a serem fotografadas sem o saberem, quanto mais saberem o que é feito dessas fotografias.

Pior ainda é processar o Estado por isso. Porque carga de água? Quem faz este tipo de coisas é daquelas pessoas que pensa que o Estado é culpado de tudo e mais alguma coisa ... Porque é que não processam a Google, que foi quem tirou as fotos e as publicou?

O benefício que este serviço da Google presta é de que, quem não saiba como ir daqui para ali, com o Google Maps consegue ter mais do que um mapa que lhe fornece trajectos, consegue mesmo ver os sítios por onde tem de passar. Isso é, em muitos casos, a diferença entre chegar ao destino a horas, ou chegar atrasado, pois evita muitos enganos no trajecto.

Mais pormenores em:

http://www.ionline.pt/conteudo/72701-portugueses-querem-processar-o-estado-imagens-no-google

Sem comentários: