quarta-feira, 9 de julho de 2008

Governo Sócrates vs Polícias

Nestes dias, tivemos, em termos de forças policiais, algumas situações que me deixam muito preocupado.

1º, foi a estória que havia agentes de diversas forças policiais implicados numa rede de espionagem ilegal. Esta situação veio a por a nu a fragilidade do estado, pois se civis tem tanta facilidade para montar uma rede desta, imagine-se a Al Qaeda ou algum serviço secreto estrangeiro.

2º, a adopção da lei de segurança interna, que leva criticas de bastantes sectores ligados às forças policiais, demasiados para meu gosto. Para não falar do facto do Ministro da Defesa ter vindo a terreiro criticar esta lei ...

Por ultimo, esta noticia que acabou de sair, a dizer que a PJ tinha um serviço secreto dentro da sua estutura orgânica, facto de que já "alguem" suspeitava. A PJ veio negar os factos da noticia, mas, infelizmente, os desmentidos não garantem nada.

Um ponto comum a tudo isto: Há um divórcio entre a classe política nacional e as nossas forças policiais. Parece mesmo que o poder político deixou as nossas polícias ao abandono. Um outro facto a somar a isto é o facto do Ministro da Administração Interna não ter nenhum peso político dentro do Governo ou do partido que o apoia.

É claro que o governo está muito interessado em saber quem são as chefias policiais. Parece-me é que não liga nenhuma aos oficiais de média patente e aos seus subordinados, pois deixa-os andar para aí mal pagos, a terem de pagar a farda do seu bolso, em esquadras muitas delas sem codiçoes de trabalho nem segurança (relembremos o assalto à esquadra da PSP em Moscavide à meses), com carros demasiado velhos para perseguições a criminosos, etc ...

Uma polícia desmotivada gerará insegurança, primeiro, e o caos, depois. Mas este governo parece não ligar nenhuma ...

TRIS-TE-ZAS

Sem comentários: